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Música para bebês – de 6 a 36 meses




Este é um programa de aprendizagem informal das Artes Performativas para bebês de 6 a 36 meses: Teatro, Dança e Música, com destaque para esta última. Os pais têm em todo o seu desenvolvimento um papel essencial. Mais do que acompanhar as suas crianças, partilham com elas cada uma das aulas, que são, antes de tudo, espaços de vivências e fruição a 3: criança, pais e professores. Para que este programa possa ser o mais rico possível,  ficam aqui algumas notas importantes:  

NA SALA DE AULA  

1. Cada criança deve trazer sempre um acompanhante. De preferência o pai ou a mãe, pois o vínculo e afetividade estarão sempre sendo trabalhados nas aulas. Caso não seja possível, o (a) cuidador (a) da criança também será muito bem-vindo (a).

2. As crianças não podem trazer irmãos de diferentes faixas etárias para as suas aulas. Perguntando previamente aos professores, poderão de forma ocasional assistir a alguma aula; 

3. Crianças e acompanhantes devem vir com roupas confortáveis e práticas que permitam movimentos no chão. 

4. A pontualidade é essencial para o bom aproveitamento das aulas. Chegue com antecedência, para que a criança se ambiente no espaço da escola. Após canção de boas vindas (aprox. 5 min),  não será permitido entrar para a sala. Deste modo, evitamos a quebra no andamento da aula;

 5. Durante as aulas de música com bebês, todo e qualquer diálogo estabelecido entre pais e criança ou pais e pais, em nada colabora para esse momento musical. Aproveite essa ocasião para observar o seu bebê e descobrir as várias formas de se comunicar com ele sem usar a palavra, se surpreenderá com as descobertas; 

6. Um acompanhante só deve abandonar a sala com a sua criança caso um dos professores o sugira, mesmo que pareça estar atrapalhando a aula (em caso de choro excessivo ou sono);

7. O adulto que acompanha a criança só deve preocupar-se e intervir por razões de segurança. No contexto da sala de aula, com muitos instrumentos e materiais, é da responsabilidade do adulto acompanhante salvaguardar que a sua criança não se machuque e não machuque ou coloque em risco nenhuma das outras crianças; 

8. Crianças que choram, correm ou não participam ativamente das atividades, não comprometem o trabalho da sessão, nestas ocasiões, o acompanhante deve continuar a envolver-se ativamente na atividade. Cada criança tem uma forma de participar nas atividades que nem sempre corresponde ao esperado pelo acompanhante ou professor [Geralmente, as crianças mais apaixonadas pelas artes são as que mais observam e menos participam ativamente]. Em caso algum os pais devem forçar a criança a participar ativamente da aula. Se quiser permanecer sentada na sala a criança pode fazê-lo, devendo o acompanhante contudo realizar as atividades propostas. Não se preocupem se as crianças estão meses, ou até todo o ano, sem fazer nenhuma das atividades propostas. Quando menos se esperar ela revela-se para surpresa de todos; 

9. O acompanhante não deve pegar nos braços, mãos ou pernas da criança e condicionar os seus movimentos, por exemplo batendo palmas com as mãos da criança. Pode, e deve, percutir ou acariciar com as suas mãos o corpo da criança; 

10. Sempre que é pedido um movimento com as crianças, os professores exemplificam entre si ou com fantoches. Por exemplo, quando é pedido uma roda, e a criança não pode (porque é muito bebé) ou não quer (porque não quer!) o acompanhante deverá movimentar-se com a criança ao colo (sempre que possível) ou simular o movimento sentado junto à criança (se esta não permitir que o acompanhante se afaste). Os exercícios em que se movimentam conjuntamente acompanhante e criança são muito importantes. Ainda que a criança não queira ou possa movimentar-se, o acompanhante deve fazê-lo individualmente; 

11. Nos momentos em que os professores pedem colaboração para cantar melodias ou ritmos, os acompanhantes devem fazê-lo, mesmo que pensem que são desafinados ou não são capazes; 

12. Evitem levar brinquedos e/ou lanches para dentro da sala, pois dispersam as crianças. Poderão levar algum instrumento musical que possua em casa, desde que avisem ao professor antes. Lanchinhos poderão ser servidos antes ou após o final de cada aula.

13. MANTENHAM OS CELULARES DESLIGADOS E FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS!

EM CASA  

13. Sempre que solicitados pelas crianças, os acompanhantes devem reproduzir em casa alguns dos exercícios realizados na sala de aula; 

14. Para as atividades em casa o ideal é a participação de ambos os pais simulando os dois professores na aula; 

15. Ao longo da semana o acompanhante deverá cantar, caso se lembre, os cantos e canções da aula anterior, bem como evocar as histórias e danças aprendidas; 

16. É sempre preferível cantar, mesmo que se julguem desafinados, do que utilizar gravações; 

17. As músicas trabalhadas nas aulas podem ser disponibilizadas sempre que os acompanhantes quiserem. Para tal deverão contatar os professores no final da aula.

OBS.: Os professores estarão sempre à disposição em caso de dúvidas e/ou sugestões, afinal esse é um processo onde o engajamento e interesse dos pais fazem toda a diferença no resultado final do desenvolvimento artístico da criança.

Autor

Corrdenação Musico-Pedagógica

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